domingo, 3 de outubro de 2010

CURIOSIDADES JAGUARUANENSES

O INVENTOR DO AVIÃO É JAGUARUANENSE

Na comunidade Racho do Povo, localidade rural que fica na fronteira entre Jaguaruana e Itaiçaba, há uma história que é sustentada (eu acredito também) pelo grande jornalista Humberto Rocha, pessoa inteligentíssima e íntegra, de quem inventou do avião não fora o Santos Dumont e tampouco os Irmãos Wright. O grande inventor foi José de Almeida, mais conhecido popularmente por Zé Rapadura, segundo os relatos ele estudou em Escolas Diocesanas (melhores escolas na época) e tinha uma vocação por inventar. O seu invento claro que não teria nome de “avião”, mas sim foi batizado de “Urubu sem Cabeça” e o Zé Rapadura dizia: “O urubu sem cabeça rasgará o céu como uma graúna, fatiando nuvens como faca quente em manteiga, reduzindo distâncias com pessoas no seu ventre”. Seria mesmo um nordestino cabeça-chata o inventor do avião? Eu acredito nessa história, eu não tenho toga para julgar se é verdade ou não. Sou brincante popular, não sou historiador!
                Quando me perguntam quem inventou o avião, digo sem medo de errar: Foi Zé Rapadura, um jaguaruanense lá do Racho do Povo!

7 comentários:

  1. Na verdade não há fonte bibliográfica sobre o fato. Isso foi um texto que escrevi depois que peguei um depoimento do grande Jornalista Humberto Rocha, morador do Racho do Povo em Jaguaruana. Isso faz parte da história oral daquele lugar.

    ResponderExcluir
  2. Olá Moacir, Há sim. Ao lê o artigo no blog achei muito semelhante com um documento de família que tenho, ambientado no ano de 1938. E é possível que ainda haja um ou mais escritos da época que tragam pistas desse acontecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que notícia maravilhosa. Será que eu poderia ter acesso a isso? Claro com a devida autorização. Tenho um projeto para escrever uma peça teatral sobre isso.

      Excluir
  3. Minha família é Rocha e do Rancho do Povo. Minha mãe conta esta história.

    ResponderExcluir