sexta-feira, 24 de setembro de 2010

DOS FILHOS DESTE SOLO


Maria Marluce Moreira Pinto, conhecida por “Marluce Pinto” nasceu na cidade de Jaguaruana-Ceará, no dia 03 de junho de 1938, filha de José Severino Moreira e Laura Correia Moreira. Concluiu seu ensino médio no Colégio São João (segundo dados extraídos do site do Senado). Marluce Pinto é empresária e personalidade política. Ingressou na política através de seu esposo Ottomar Pinto, grande político de Roraima, que morreu no dia 11 de dezembro de 2007, ocasionado por um infarto. Marluce Pinto, mesmo sentido a parca de Ottomar, decidiu continuar na política. No pleito de 2010, Marluce é candidata ao Senado com visíveis chances de ganhar o pleito.

Contudo, faz-se necessário contar um pouco da trajetória política de Marluce Pinto, ainda que seja uma tarefa árdua. Primeiramente, Marluce Pinto foi eleita Governadora de Roraima no quadriênio de 1979 a 1983. No ano de 1987 consagrou-se Deputada Federal, conseqüentemente, participou diretamente da Assembléia Constituinte de 1988 da qual culminou a instituição da Carta Magna que até hoje rege nosso parâmetro jurídico. Com esse acontecimento a história política de Marluce Pinto que se dava no território regional auferia projeções nacionais, numa época em que as mulheres quase nem tinha espaço de atuação política. Certamente o futuro lhe reservaria algo ainda mais louvável e um marco para a luta das mulheres na política. No pleito de 1990, a primeira eleição por voto direto da História Republicana do País, Marluce Pinto faria mais uma vez consagração histórica. A sua vitória política como senadora para o mandato de 1991 a 1995, tornou Marluce Pinto e Júnia Marise às primeiras senadoras eleitas por voto direto da história republicana.

 Homenagens Recebidas
     - Medalha do Mérito Tamandaré, Ministério da Marinha, Brasília, DF;
     - Medalha do Mérito Cruz de Mauá, Ministério dos Transportes, Brasília, DF;
     - Medalha do Mérito Centenário de Boa Vista, Governo de Roraima, 1990;
     - Medalha de Honra ao Mérito da Associação dos Juízes Classistas da Justiça do Trabalho, 1992;
     - Medalha de Honra ao Mérito do Ministério da Aeronaútica, 1992;
     - Condecoração, no Grau de Benemérito, atribuído pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Roraima - UFRR, 1994;
     - Condecoração, no Grau de Grande oficial, atribuída pelo Excelentíssimo Senhor Presidente da República ao acolher proposta do Conselho da Ordem do Mérito das Forças Armadas, 1994;
     - Ordem do Mérito Aeronáutico - Dia do Aviador, Ministério da Aeronáutica, 1996.
     
 Trabalhos Publicados

     - Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que apurar denúncias sobre o Trabalho de Crianças e de Adolescentes no Brasil - Separata. Roraima Presente - Separata.
     - Código Brasileiro. Legislação Eleitoral - Separata. Áreas de Livre Comércio - Separata. - Relatório Final. Projeto Calha Norte - Separata.
     - Discursos da Senadora Marluce Pinto - Separata. Dia Internacional da Mulher - Separata. - Decreto-Lei nº 022, de 1991 - Separata. SIVAM - Uma questão de Soberania Nacional - Separata.
     - Farmácias, Drogarias e Ervanários - Separata. Mulher - Separata. Mercosul - Apostila.
     - A Voz do Brasil - Separata.
     - IV Conferência Mundial sobre a Mulher - Separata.
     - Código de Defesa do Consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário