domingo, 3 de outubro de 2010

CURIOSIDADES JAGUARUANENSES

O INVENTOR DO AVIÃO É JAGUARUANENSE

Na comunidade Racho do Povo, localidade rural que fica na fronteira entre Jaguaruana e Itaiçaba, há uma história que é sustentada (eu acredito também) pelo grande jornalista Humberto Rocha, pessoa inteligentíssima e íntegra, de quem inventou do avião não fora o Santos Dumont e tampouco os Irmãos Wright. O grande inventor foi José de Almeida, mais conhecido popularmente por Zé Rapadura, segundo os relatos ele estudou em Escolas Diocesanas (melhores escolas na época) e tinha uma vocação por inventar. O seu invento claro que não teria nome de “avião”, mas sim foi batizado de “Urubu sem Cabeça” e o Zé Rapadura dizia: “O urubu sem cabeça rasgará o céu como uma graúna, fatiando nuvens como faca quente em manteiga, reduzindo distâncias com pessoas no seu ventre”. Seria mesmo um nordestino cabeça-chata o inventor do avião? Eu acredito nessa história, eu não tenho toga para julgar se é verdade ou não. Sou brincante popular, não sou historiador!
                Quando me perguntam quem inventou o avião, digo sem medo de errar: Foi Zé Rapadura, um jaguaruanense lá do Racho do Povo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário