quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ARENGA!

SALVEM AS AREIAS DO RIO JAGUARIBE!

A areia é - linhas gerais - um material originalmente mineral composto de fragmentos granulados, que na sua maioria tem composição química de dióxido de silício, proveniente da fragmentação de rochas expostas ao vento ou água. Lembro-me que os rios de minha cidade eram abundantes deste sedimento. O rio serafim (Rio Jaguaribe) na minha infância, tinham enormes porções de areia onde brinquei por diversas vezes. Hoje ao ver aquele rio da forma que está é uma cena deplorável. Entendo que areia é um elemento indispensável na construção civil e não sou contra a sua exploração, desde que seja responsável e com devido respeito ao meio-ambiente. A areia tem um papel fundamental na filtragem e permeabilidade das águas que vão para os lençóis freáticos, que alimentam poços artesianos ou não. As comunidades que se utilizam desses poços são os grandes prejudicados. Atualmente o rio do Guilherme (outra parte do rio Jaguaribe conhecida no meu município) está passando pela mesma exploração irresponsável e pior, sendo utilizada na compra de votos e politicagem suja.
Diante do fato, liguei no dia de hoje para Semace (Secretaria de Meio Ambiente do Ceará) e formalizei uma denúncia ambiental, espero que os fiscais daquele órgão impeçam em tempo hábil essa exploração descabida. O número do processo da denúncia é 3.094/2010. Fiz meu papel de cidadão e estou com a minha consciência tranqüila. Espero que as autoridades de Jaguaruana tomem alguma providência, sobretudo o Ministério Público e Secretaria Municipal do Meio-ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário